InícioGaleriaRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Marrocos 2013

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
xltuga

MensagemAssunto: Marrocos 2013   Ter 11 Dez 2012, 20:08

Boas.

Em 2013 alguém está a ponderar lá ir?

Cumprimentos
ruimbarradas
Padeiro-Mor

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Ter 11 Dez 2012, 21:12

Desde que lá estive em Junho deste ano, raro é o mês que não pondero lá voltar em 2013, 2014, 2015... Resta saber se o Passos Coelho me deixa pensar nisso durante muito mais tempo.
Depois há também as outras opções que são sempre de ponderar, nomeadamente uma delas que não me larga nem por nada.

Vamos andando e vamos vendo...
Certo é que os tempos não estão para grandes gastos.

http://comandopadeiros.livreforum.com
rikcorreia

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Qua 12 Dez 2012, 12:50

Luís

Como já tive oportunidade de te dizer, para o próximo ano ñ sei se consigo fazer-te companhia nesta aventura. Quer seja por tempo, troika, ou mesmo familiar, mas ñ desistas desse sonho/desejo de pisar solo Africano.

Consola-te com as imagens do Daniel, pela excelente cronica que fez: http://www.comandopadeiros.org/t1525-rota-berber-25abr-05mai2012

Abraço
xltuga

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Qua 19 Dez 2012, 00:41

Boas.

Estive a ver o calendário de 2013 e os dias que ponderei à partida ir é:

Sair dia 24 de Abril depois do trabalho e já ir dormir a Espanha e chegar novamente a casa dia 5 de Maio. Ao todo são 11 dias se não contar com o dia 24 de Abril que só saio depois do trabalho. E só gasto 5 dias de férias!

O porquê de sair nesse dia serve para poupar kms até Algeciras no dia a seguir. Se no dia 24 for dormir a Espanha poupo +/- 300 kms para dia 25, o que me dá a possibilidade no dia 25 entrar em Marrocos e talvez dormir em Tétouan.

São só ideias.......
Cobra

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Qua 19 Dez 2012, 08:09

Epá, este tópico passou-me ao lado...

Marrocos... Ai Marrocos.

Dificilmente não regressarei lá este ano (que se f*** o Passos!!!), mas provavelmente de 4 rodas...

11 dias é tudo o que precisas para ficar com uma boa ideia da terra dos Berberes.

Se é a tua primeira incursão, aconselho-te a travessia em Tarifa. Mais rápido, menos confuso, mesmos valores, é uma travessia bem mais calma do que Algeciras.

Outra coisa, saindo cedo podes queimar a noite em Espanha, chegas na boa a Tétouan ao fim do dia.

afro

Cumps!

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Qua 19 Dez 2012, 08:46

Cobra escreveu:
Epá, este tópico passou-me ao lado...

Marrocos... Ai Marrocos.

Dificilmente não regressarei lá este ano (que se f*** o Passos!!!), mas provavelmente de 4 rodas...

11 dias é tudo o que precisas para ficar com uma boa ideia da terra dos Berberes.

Se é a tua primeira incursão, aconselho-te a travessia em Tarifa. Mais rápido, menos confuso, mesmos valores, é uma travessia bem mais calma do que Algeciras.

Outra coisa, saindo cedo podes queimar a noite em Espanha, chegas na boa a Tétouan ao fim do dia.

afro

Cumps!

Boas.

A escolha de Algeciras é exactamente porque ja vi escrito algures......... que era exactamente a menos confusa... scratch Podes adiantar mais alguma coisa em relação à passagem para o Continente Africano afro ?

Cumprimentos
Cobra

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Qua 19 Dez 2012, 09:30

Luís, estou em querer que é o contrário.

Não fomos por Algeciras, mas informação que deixo de seguida foi me dada por um colega próximo que já fez a travessia pelas duas vias por mais de uma vez.

Para Tanger, via Tarifa a travessia é feita em cerca de 35mn, por Algeciras 70mn. Os barcos de Tarifa são catamarãs novos com muito bom aspecto.
Os de Algeciras são mais lentos e maiores, e facilmente carregam camiões TIR.
Quando o mar está mau, os de Tarifa são os primeiros a parar. Os de Algeciras só param se o mar estiver mesmo muito agreste, mas a travessia também se alonga para além do normal.
Por Tarifa preenches e entregas a papelada calmamente dentro do barco durante a travessia, por Algeciras tens de aviar isso tudo antes de entrar no barco.

Até chegar a Marrocos por Tarifa é "sem espinhas", depois do outro lado tens de aturar os "gajos", pode demorar ou não... Laughing

Seja como for, e para primeira vez a experiência por Tarifa é menos "traumatizante", e os preços são sensivelmente os mesmos (podes comprar o bilhete antecipadamente online).

Nós fizemos a travessia por Tarifa e tirando os "chatos" dos marroquinos do outro lado, não houve qualquer problema.

Cumps!

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Qua 19 Dez 2012, 09:38

Boas.

Obrigado Cobra! Vou realmente ver todas as hipoteses e tentar acertar na escolha Smile

Para já a escolha é a companhia... Ninguém quer vir????

Cumprimentos
xltuga

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Ter 25 Dez 2012, 01:06

Boas.

Estive a ver o calendário de 2013 e os dias que ponderei à partida ir é:

Sair dia 24 de Abril depois do trabalho e já ir dormir a Espanha e chegar novamente a casa dia 5 de Maio. Ao todo são 11 dias se não contar com o dia 24 de Abril que só saio depois do trabalho. E só gasto 5 dias de férias!

O porquê de sair nesse dia serve para poupar kms até Algeciras no dia a seguir. Se no dia 24 for dormir a Espanha poupo +/- 300 kms para dia 25, o que me dá a possibilidade no dia 25 entrar em Marrocos e talvez dormir em Tétouan.

São só ideias.......
Cobra

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Qua 26 Dez 2012, 10:13

Bem escolhido.

Foi precisamente nessa semana que fomos o ano passado, acho que é a melhor altura para ir. Precisamente quando já não está frio (excepto no Atlas, claro) e ainda não está muito calor.

Outra opção é Setembro/Outubro, pelas mesmas condições.

Talvez nos encontremos por lá Wink

Cumps!

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Ter 01 Jan 2013, 21:37

Cobra escreveu:

Talvez nos encontremos por lá Wink

Cumps!

Boas.

Gostaria imenso! Very Happy

Cumprimentos
macc

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Qui 10 Jan 2013, 12:32

Olá, também tenho a ideia em mente em fazer uma viagem a Marrocos, mas com pendura e gostava de ir num grupo grande, pois não tenho muita experiencia.
Alguém sabe se uma presença feminina trará problemas?
rikcorreia

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Qui 10 Jan 2013, 18:26

Acho que ñ à qualquer problema em ela acompanhar-te numa viagem desta. É preciso ter capacidade psico para o choque cultural em que vai estar.

A minha mulher por ex ñ aguenta ir...

ruimbarradas
Padeiro-Mor

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Dom 13 Jan 2013, 20:21

macc escreveu:
Olá, também tenho a ideia em mente em fazer uma viagem a Marrocos, mas com pendura e gostava de ir num grupo grande, pois não tenho muita experiencia.
Alguém sabe se uma presença feminina trará problemas?

Ora bem...
Relativamente à tua pergunta, tudo é muito subjectivo.

Antes de mais, posso recomendar-te que percas uns minutos a ver esta crónica, elaborada pelo nosso companheiro Cobra, e que mostra um pouco do que vivemos em Marrocos, em Abril/Maio passado.

http://www.comandopadeiros.org/t1525-rota-berber-25abr-05mai2012

A presença feminina não representará qualquer problema. Convém apenas que se vá - e isto aplica-se também a ti - de mente bem aberta para todas as novidades que terás naquela país.
Tudo lá é diferente. No Norte fala-se o Espanhol. No Sul fala-se o Francês. Se estiveres minimamente à vontade com estas duas linguas, terás a vida facilitada no que diz respeito ao diálogo. Eu por exemplo, não falo Francês e como tal, valeu-me estar acompanhado.

Toda a gente é extremamente acessível, e todos querem ajudar. Excepção para as grande cidades ou para a costa Marroquina, onde apanharás alguns "oportunistas". Estão sempre à espera que pingue alguma moeda.
No interior tudo é mais genuino. Esta foi a ideia que os 11 dias que por lá passei me transmitiram.

O custo de vida é substancialmente mais barato que em Portugal.
O litro de gasolina, por exemplo, não chegava a 1,00€, enquanto que nessa mesma altura, em Portugal se pagava entre 1,60 e 1,70€
Facilmente fazes uma refeição abaixo dos 7,00€. Julgo que a refeição pela qual mais pagámos, ficou em cercca de 11,00€ ou 12,00€/pessoa.
A estadia é igualmente barata, exceptuando nas grandes cidades. Facilmente arranjas quartos a 30,00 / 40,00€ para duas pessoas. E não precisas procurar a maior espelunca do local onde estás. É igualmente fácil arranjar alojamento, pelo que as reservas são aconselháveis apenas se quiseres saber de antemão quanto vais gastar.

Comprando o bilhete de barco online, podes poupar uns cobres. Salvo erro, a passagem Tarifa - Tânger ronda os 130€ para uma mota+condutor.

A comida é boa e só ao final de alguns dias é que o organismo começa a fartar-se de tantas refeições com aqueles condimentos. Como digo, a comida é boa, o nosso organismo é que não está habituado.
Evita as saladas, porque não sabes como são lavadas. O mesmo se aplica à fruta. E recomenda-se beber sempre água engarrafada.

Vais ver alguma pobreza, principalmente se fores para o interior (Atlas e deserto). Por falar em deserto, não percas uma noite numa tenda. Há hoteis que além de permitirem a estadia em quarto, possibilitam a alternativa de ir dormir à duna. Vai-se de camelo e no dia seguinte regressa-se da mesma forma. Para mim, foi uma das experiências mais marcantes, em Marrocos.

Relativamente à segurança, não tem por que haver qualquer receio. Claro que se deixares a chave na ignição da mota, podes ter a surpresa de chegar ao local e encontrar apenas isso - o local... Ou não.... Wink
De resto, não se sente insegurança em absolutamente lado nenhum. Quando chegares a Tânger, vais estranhar ver caras tão diferentes e tanta gente de um lado para o outro. Todos te olham de alto a baixo. Inicialmente pensas que te vão gamar tudo. Mas logo, logo, esse sentimento desaparece. Não tenhas receio! Simplesmente eles não são diferentes. Tu é que és diferente dos que lá vivem, por isso é natural que te observem.

Faz-te à estrada e diverte-te por lá. Marrocos é mesmo um país brutal.
Não te esqueças do imodium rapid e tenta comprar bananas! lol!

http://comandopadeiros.livreforum.com
Cobra

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Seg 14 Jan 2013, 08:32

Miguel, também te sugiro a leitura da crónica, até porque está bem feita Laughing

Agora à sério, se puderes faz mesmo a leitura. Escrevi o texto imediatamente depois de regressarmos para fazer o registo das memórias que ainda estavam "frescas".
Para além de ser interessante (acho eu), retrata bem o que foi esta primeira experiência em África.

De resto, acho que o Rui disse o mais importante.

O choque sente-se logo em Tânger, aí "cai a ficha" e percebes efectivamente que mudaste de continente.
As pessoas com aspecto intimidador que te miram de cima a baixo, as construções mal acabadas, o trânsito caótico, e aquele cheiro de especiarias que paira no ar.
Esta é a primeira impressão que rapidamente passa assim que começamos a tentar viver Marrocos, e é isso que é mesmo preciso... Viver aquela realidade.

Resumindo eu diria que, chegas com vontade de fugir e sais com uma vontade incontrolável de lá voltar...
Ou como diria o poeta, estranha-se e depois entranha-se.

Cumps!

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Qua 16 Jan 2013, 19:57

Obrigado pelas vossas dicas.
Já li com muita atenção as vossas crónicas e dou-vos os parabéns pelo excelente relato. Até parece que já conheço bem e que já estive em Marrocos.
Estive no fim de semana a fazer o meu planeamento e relativamente á vossa viagem, tirem-me as seguintes dúvidas:
- gestão do combustível - existem postos de abastecimento o suficiente para não nos preocuparmos? ou temos que andar sempre com o depósito cheio, ou levar uma reserva?
- uma das coisas que me fez e faz mta impressão são as propinas, especialmente ter que pagar para nos gurdarem a mota á noite, é mesmo necessário, visto não se sentir insegurança?
- Levaram roadbook ou guiaram-se sempre pelo gps?
- Já agora, quais as marcas e modelos que levaram de gps? Aconselham algum em especial (já que tenho que adquirir um novo)?
- Vejo pelas fotos que as Tiger dormiam com descanso!´Mas não é um descanso da mota, pois não? Onde adquiriram?
- A nível de manutenção das Tiger, só se preocuparam com a lubrificação das correntes, tirando o problema da falta de qualidade da gasolina?
- Nem sei se existem oficinas de motas? Avistaram algumas? Em caso de problemas e ativando o Seguro, o mais certo é regressarmos a casa mais cedo de taxi! Avisaram a empresa seguradora ou foi necessário algum acrescento de seguro?
- Quanto ás dormidas e no planeamento que fizeram, marcaram logo os quartos via net ou só identificaram o local e dirigiam-se para lá? Na net relativamente a alguns albergues, só existe telefone de contato e não possuem email...
- Existe algum lugar em especial que gostariam de ter ido e que não tenha sido possível visitar nesta viagem?
- Relativamente á gestão de roupas, dado a pouca capacidade das bagageiras, o que é que aconselham (no meu caso seremos dois numa mota)? Roupa para calor, frio? Estou a programar a ida para o feriado de 25 de Abril.
- Como é que trouxeram um puff!!!!!????

Agradeço a vossa ajuda.

Já agora questiono e convido-vos a voltarem lá novamente este ano. O que dizem?

Miguel
xltuga

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Qua 16 Jan 2013, 20:34

macc escreveu:
Obrigado pelas vossas dicas.
Já li com muita atenção as vossas crónicas e dou-vos os parabéns pelo excelente relato. Até parece que já conheço bem e que já estive em Marrocos.
Estive no fim de semana a fazer o meu planeamento e relativamente á vossa viagem, tirem-me as seguintes dúvidas:
- gestão do combustível - existem postos de abastecimento o suficiente para não nos preocuparmos? ou temos que andar sempre com o depósito cheio, ou levar uma reserva?
- uma das coisas que me fez e faz mta impressão são as propinas, especialmente ter que pagar para nos gurdarem a mota á noite, é mesmo necessário, visto não se sentir insegurança?
- Já agora, quais as marcas e modelos que levaram de gps? Aconselham algum em especial (já que tenho que adquirir um novo)?
- Vejo pelas fotos que as Tiger dormiam com descanso!´Mas não é um descanso da mota, pois não? Onde adquiriram?
- A nível de manutenção das Tiger, só se preocuparam com a lubrificação das correntes, tirando o problema da falta de qualidade da gasolina?
- Nem sei se existem oficinas de motas? Avistaram algumas? Em caso de problemas e ativando o Seguro, o mais certo é regressarmos a casa mais cedo de taxi! Avisaram a empresa seguradora ou foi necessário algum acrescento de seguro?
- Quanto ás dormidas e no planeamento que fizeram, marcaram logo os quartos via net ou só identificaram o local e dirigiam-se para lá? Na net relativamente a alguns albergues, só existe telefone de contato e não possuem email...
- Existe algum lugar em especial que gostariam de ter ido e que não tenha sido possível visitar nesta viagem?
- Relativamente á gestão de roupas, dado a pouca capacidade das bagageiras, o que é que aconselham (no meu caso seremos dois numa mota)? Roupa para calor, frio? Estou a programar a ida para o feriado de 25 de Abril.

Agradeço a vossa ajuda.

Miguel

Boas.

Também tenciono ir na altura do feriado 25 de Abril e 1 de Maio. Mas a minha mota é uma clássica Ténéré de 89 que não se deve queixar da qualidade da gasolina (em 89 não eram esquisitas Smile gastavam sempre tudo)

Quanto ao seguro, já me informei que no meu caso terei mesmo de acrescentar Marrocos ao que tenho.

Cumprimentos.
Cobra

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Qui 17 Jan 2013, 09:44

Respondendo.

Não é problema, há postos em todo o lado, uns mais manhosos que outros. A Galp lá do sítio chama Afriquia e as estações são praticamente iguais ao que temos cá.
Necessário não será... Mal comparando, são como os arrumas por cá. Rapidamente irá perceber que os "guardiãs" que há em todo o lado se auto-nomearam assim, ninguém os autorizou ou sequer nomeou... A questão é mesmo se queres ter uma discussão com eles, na terra deles... E eles são muito chatos Smile
Aqui deixo-te uma dica, seja o que for (estacionamento, guia, etc) negoceia (bem negociado) o preço antes do serviço e deixa bem claro que não vais pagar nem mais um tostão.
Se o gajo no fim te quiser sacar mais dinheiro, sem stressar responde-lhe que não vais dar mais do que o preço que foi acordado...
GPS, e não tivemos problemas... Se não te meteres em pistas e rolares por estrada os mapas que há por aí são suficientes.
Eu levei o meu TomTom Urban Rider, que recomendo (estanque e próprio para moto). Mas qualquer Tomtom carregado com os mapas de Marrocos (que ocupam muito pouco espaço) serve.
O mapa da NDrive para Marrocos é conhecido também por ser bom.
É o descanso central da SW-Motech... Prático para deixar a mota bem parada e sobretudo para olear corrente...
Meter a Tiger em cima dele é requer alguma prática ou força bruta, a mota é alta Wink
Lubrificar corrente a cada 500-600kms, foi a única manutenção que fizemos.
Oficinas existem, não sei é se terão grande prática para arranjar "motões", é que por lá só vês motoretas de 50cc (milhões) ou uns trikes de carga.
Tens de verificar a cobertura do teu seguro para Marrocos (MA na carta verde) e certificar que inclui repatriamento.
No meu caso o meu seguro não tinha, pelo que adquiri uma extensão de 15 dias (o custo foi insignificante).
Uma coisa curiosa é que os veículos que entram em Marrocos são literalmente importados e exportados à saída.
Marrocos não é o fim do mundo... Marcamos tudo pelo booking à excepção de duas estadias: no Atlas num "Auberge" típico (experiência inesquecível) e em Asilah.
Reservar em Marrocos não é requisito, tens geralmente sempre opções em todo o lado... No nosso caso reservámos tudo à excepção onde não era possível, por ser a primeira vez e porque sobretudo queríamos controlar os custos, poder escolher o local onde iríamos ficar (há de tudo, desde a espelunca ao palácio) e não perder tempo à procura de estadias.
Outra dica. Nas grandes cidades optamos por ficar no centro. Andar de mota com malas pelas medinas é algo que agora nos deixa um sorriso, no entanto percebemos que a melhor opção é ficar nos limites da cidade onde as estadias são mais baratas e recorrer ao táxi para aceder ao centro da cidade. Os táxis são ao preço da chuva, algo abaixo de 1€ para uma viagem.
Tantos!... O país é enorme. 10 dias dão para teres uma ideia do que é, mas é algo para descobrir em várias viagens.
O itinerário que escolhemos tinha essa premissa de nos fazer passar pelos mais variados cenários, e assim foi.
Fizemos o Norte (serra e montanha), as cidades imperiais, o médio atlas, o deserto, o alto atlas e a costa... O menos interessante de tudo, terá sido a costa.
É interessante do ponto de vista histórico (há por lá várias referências da ocupação portuguesa) e conhecer o gondoleiro italiano em El Jadida deixou-nos boas memórias, mas é de facto algo com o qual não ficamos deslumbrados, até pelas referências serem muito próximas do que já conhecemos.
Outros destinos que gostaríamos de ter incluído e que ficaram para uma 2ª volta, o Sul, o anti-atlas, as grandes cidades (Rabat e Casablanca), cascatas de Ouzoud, gargantas do Dadés e Ziz.
- Relativamente á gestão de roupas, dado a pouca capacidade das bagageiras, o que é que aconselham (no meu caso seremos dois numa mota)? Roupa para calor, frio?
A gestão do espaço tem que se lhe diga. Eu geralmente, seja o espaço pouco ou muito vão sempre cheias. Há quem se oriente só com uma topcase, há outros para o qual três malas não chegam... Há quem leve roupa de secagem rápida e vá lavando. Há quem leve t-shirts velhas e as vai deitando pró lixo. Há quem embrulhe tudo bem embrulhadinho... Cada um tem os seus truques, mas a ideia é levares apenas o essencial. Dependendo por onde andares em Marrocos podes ter muito frio (rapámos uns 2 ou 3ºC de frio em Ifrane, no Atlas por exemplo) ou muito calor (+30ºC no deserto), por isso tens de levar roupa para cada caso. A melhor receita para mim é basear o meu "guarda-roupa" em calças, t-shirts e um polar, para além das características térmicas do vestuário de mota. Ah... Vai preparado também para apanhar chuva.
Estou a programar a ida para o feriado de 25 de Abril.
Sem dúvida a melhor altura, a partir de Julho, o calor por lá é insuportável para andar de mota, e entras no período de ramadão.
Eh eh... E não era só um puff que o Benedito queria trazer, ficou perdido de amores por uns candeeiros de metal que por lá havia... Ainda se pensou amará-lo no lugar da pendura Very Happy
Bem, o puff vem sem recheio, de modo que o Benedito conseguiu enfiá-lo bem enroladinho dentro de uma mala... Eu não consegui enfiar nem mais um dedal nas minhas.

Obrigado Miguel, eu devo lá voltar, mas numa viagem noutros moldes, de 4 rodas.

Cumps!

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Qui 17 Jan 2013, 16:12

Obrigado pela grande ajuda.
Miguel
Max

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Sex 18 Jan 2013, 10:36

Ai como eu gostava......mas está cada vez mais difícil!!!

rikcorreia

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Sex 18 Jan 2013, 11:37

Fernando, à que ir juntando, se possível Neutral Neutral Neutral Neutral

Qualquer dia iremos, mais cedo ou mais tarde Wink

Abraço
rikcorreia

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Sex 18 Jan 2013, 11:39

Uma grande verdade Wink

"Às vezes as pessoas não viajam porque acham que fica caro!
Esquecem-se de tentar desenhar uma viagem à medida das suas possibilidades, em vez de a desenharem à medida dos seus sonhos!"
By Gracinda Ramos
Max

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Sex 18 Jan 2013, 11:42

Sim mas ela tem uma filosofia de vida muito peculiar...
rikcorreia

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Sex 18 Jan 2013, 11:58

A filosofia dela ñ é aplicável ao comum motard, como nós....mas ñ deixa de ser uma verdade.

Basta olharmos para dentro e ver o que se consegue fazer.

Este ano faz-se um passeio de 3 dias, para o ano de 15, quem sabe se ñ vai ser assim.... Wink

xltuga

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   Sex 18 Jan 2013, 15:30

Boas.

Com 3 dias já dormimos em Chefchaouen pelo menos Wink

Cumprimentos
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Marrocos 2013   

Marrocos 2013
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Marrocos 2013 [fotos e videos]
» Marrocos 2013
» Na Terra do Sol Poente - Viagem a solo por Marrocos
» A nossa viagem a Marrocos (Outubro 2013)
» Hyundai e Samsung consideram parceria para trazer tablets para os carros em 2013

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Comando Padeiros - Mototurismo em Horários de Padeiro :: COMUNIDADE :: Mototurismo :: Planeamento de Passeios (Debate de Ideias)-
Ir para: