InícioGaleriaRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Cu de Ferro Ibérico à Padeiro (??JUN2012)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Cobra

MensagemAssunto: Cu de Ferro Ibérico à Padeiro (??JUN2012)   Seg 14 Maio 2012, 20:33

Alguns já conhecerão a ideia, que foi amplamente discutida no nosso aniversário, outros não, pelo que cá vai a formalização da proposta.

Ora bem, a IBA (Iron Butt Association) que é como quem diz "Associação do Cu de Ferro" é uma associação americana não lucrativa que certifica a quem pretenda e se qualifique para isso uma série de "troféus" ou "marcas" assentes essencialmente num determinado número de milhas (ou quilómetros) por intervalo de tempo específico. É verdade que este tipo de marcas está mais direccionado para os gringos com seus longos cruzeiros em autoestradas infindáveis, mas isso só dignifica mais desafio de o fazer em estradas europeias. É uma ideia de maluco que não é nova, já no passado andei a espreitar o site, e veja-se só, encontrei outro mais maluco que eu que já por lá andava, o drifterman.

Bem, dito isto. Aqui há tempos, ainda antes de partir para África lancei o desafio ao Barradas... 5 minutos depois este respondia-me com um itinerário, o que prova que também sofre da mesma demência que eu, e isso para mim é bom Smile

A proposta de percurso seria claro o mais possível do lado espanhol em autovias, mas sobre isso o Rui falará ele próprio.

A certificação a tentar será a mais básica, que para nós já é muito - SaddleSore 1000 - que é o mesmo que dizer, cerca de 1600kms (1000mi) em 24h.

Para que a certificação seja aceite, existem algumas regras a cumprir, como a presença de testemunhas no inicio e fim, recolha de recebidos com data/hora num percurso tipicamente rectangular (ou com cantos).

Meus amigos, 1600kms em 24h está perfeitamente ao nosso alcance.

Não será um passeio para vistas, é para andar. Não será um passeio para relaxar, é para cumprir rigorosamente o horário. É um passeio para "duros", são cerca de 21horas de condução.

É para meter os padeiros na sacana da tabela de certificações do Cu de Ferro!

(tabela aqui)

Até ao final de 2010 a certificação SaddleSore1000 tinha apenas 3 tugas:

Nuno Leotte Cascals, Portugal 02/18/10 BMW F800GS 1,002
Joao R. Soares PORTUGAL 01/24/04 Yamaha FJR1300 1,122

vamos lá juntar mais uns!

Twisted Evil

Para quem não conhece a organização, aqui vai toda informação necessária.
http://www.ironbutt.com/about/default.cfm

O mês ideal para tal façanha será o próximo mês de Junho, onde se prevê dias amenos (a ver vamos).

Em termos de datas temos os fins de semana de: 2,3 - 9,10 - 16,17 - 23,24

Da minha parte poderei ir em qualquer fim de semana à excepção de 9,10.

Idealmente o fim de semana de 16,17 parece ser o melhor com o feriado de Lisboa a acontecer 2 dias antes.

Aos verdadeiramente interessados (e apenas a esses), avancem por favor com as vossas datas, para que se marque a "louca aventura".

Cumps!

MensagemAssunto: Re: Cu de Ferro Ibérico à Padeiro (??JUN2012)   Seg 14 Maio 2012, 23:06

Este gajo é louco!!! Shocked

O mais preocupante é que estas ideias parvas me agradam imenso! Twisted Evil

Pois, como o Daniel avançou, este é um desafio para duros. Para que este desafio seja concretizado com sucesso é necessário que se cumpra rigorosamente os horários/tempos previstos para cada uma das paragens.
Este é o requisito mais importante. Cumprindo os tempos, poderemos rolar sem ser sob pressão, estando assim em segurança.
E por falar em segurança, esta aventura acarreta alguns riscos, nomeadamente a condução à noite e por muitas horas seguidas. Por isso é da máxima importância que os participantes vão bem dormidos, de estômago leve e sem ingestão de bebidas alcoólicas.

A ideia será sair de Lisboa numa Sexta-Feira depois do jantar (22H00). Eu escrevi jantar, não escrevi "comezaina"! Laughing Sendo que a chegada estará prevista para Sábado por volta das 21H00. Ora com isto teremos percorridas as 1000 Milhas (cerca de 1610 Kms) em menos de 24 horas.
O Domingo será para descansar.
Como referi anteriormente, é possível, mas obriga a um grande rigor.
Para que nada falhe, levaremos o percurso em GPS (tornando-se mais fácil controlar os tempos) e também um planeamento com a hora de chegada e saída de cada uma das paragens que estão previstas ao longo do percurso. Dessa forma nada nos escapará.

Para que este aventura seja exequível, com os menores custos possíveis, faremos a maior parte do percurso em Autovias (não pagas) Espanholas. Em Portugal faremos pequenos percursos em AE, sendo o restante percurso percorrido por estradas nacionais.
Seria possível fazer este percurso todo em Portugal, mas das duas uma: Ou andariamos muito tempo em AE portajadas ou em alternativa, para se circular por Nacionais, teriamos que andar o tempo todo em excesso de velocidade, arriscando a multa, a carta de condução e ainda o cabedal.
Por não se querer correr riscos, optámos por seguir caminho por Espanha.

O percurso será qualquer coisa como:
Lisboa, Marateca, Ourique, Albufeira, Vila Real de Santo António, Ayamonte, Sevilha, Córdoba, Madrid (Porta do Sol), Mérida, Badajoz, Elvas, Montemor, Lisboa.

Digam lá que não fica um boneco bonito de se ver...
http://g.co/maps/w4n7h

Eu voto nos dias 15 e 16 de Junho!

Quem alinha? Wink

http://comandopadeiros.livreforum.com
rikcorreia

MensagemAssunto: Re: Cu de Ferro Ibérico à Padeiro (??JUN2012)   Ter 15 Maio 2012, 10:45

Boas

Bem, como vou começar...... estou demais interessado nesta aventura. Km's nunca me meteram medo, desafios é o que gosto e desta envergadura, estou aí, presente. Agora tudo se prende com datas.

Olhando para o calendário, e como já tinhamos + ou - falado no almoço, o passeio seria sempre para ser feito de sexta para sábado, para se ter o domingo para descansar. Como todos ou a maioria sabe, o sábado é o dia mais forte aqui na casa e como todos sentem na pele, a vida ñ está propriamente para se andar a levar de animo leve.

Vou estar atento às datas que vão saíndo e mais para a frente darei a minha confirmação.
BullSpirit

MensagemAssunto: Re: Cu de Ferro Ibérico à Padeiro (??JUN2012)   Ter 15 Maio 2012, 11:33

Boas

Como já disse, eu estou interessado em participar nesta aventura...

Tenho 2 contras... o primeiro menos grave tem a ver com o FDS sugerido não ser para mim o ideal (o ideal seria o de 8/9)

O segundo contra, esse sim mais complexo, estou a aguardar uma cirurgia por causa de uma hernie que tenho e não sei ainda o timming de realização.

Vou acompanhado a evolução do post e a minha resposta para já e não sabendo exactamente como as coisas vão correr até lá, é...

PRESENTE
http://www.photo4ever.net
Drifterman

MensagemAssunto: Re: Cu de Ferro Ibérico à Padeiro (??JUN2012)   Ter 15 Maio 2012, 22:21

Evil or Very Mad a coisa não está fácil Evil or Very Mad vai ser dificil para mim confused
http://omeumotodiario.blogspot.com
xltuga

MensagemAssunto: Re: Cu de Ferro Ibérico à Padeiro (??JUN2012)   Qua 16 Maio 2012, 09:37

Boas.

Interessante! Se ainda tivesse a barcadero............. Porra! Fazer isso de custom era ainda mais engraçado What a Face

Bem, só me resta desejar que tenham um bom "passeio" Laughing

Cumprimentos
beta-v

MensagemAssunto: Re: Cu de Ferro Ibérico à Padeiro (??JUN2012)   Dom 20 Maio 2012, 22:24

Boas,
eu quero participar. Vou estar atento à data para organizar a minha vida.

Pergunta: É necessário fazer algum registo no site?

Cumps
Cobra

MensagemAssunto: Re: Cu de Ferro Ibérico à Padeiro (??JUN2012)   Seg 21 Maio 2012, 07:42

Pessoal, ainda há tempo para decidir e definir coisas, mas para já diria que as datas de 15/16 serão as mais prováveis...

Boa pergunta beta-v para a qual não tenho resposta.

Estive a pesquisar e não encontrei nada que obrigasse a registo no site, de qualquer forma, à cautela, mal não fará fazer o registo, até para por lá anunciar o evento.

Cumps!

MensagemAssunto: Re: Cu de Ferro Ibérico à Padeiro (??JUN2012)   Ter 22 Maio 2012, 09:49

Boas

Em relação à data, nada a dizer, ser esse o fds ou outro, tanto faz. Mas para mim tudo se prende por ser a um sábado.

Venho aqui propor, se é possivel fazer este passeio de sábado para domingo, mas começando por volta das 15h, terminando com almoço no domingo.

Sendo assim a minha ida, iria ser possivel e penso que seria menos penoso, para os participantes, visto que saem depois de uma noite descansada Wink

Digam de vossa justiça...
BullSpirit

MensagemAssunto: Re: Cu de Ferro Ibérico à Padeiro (??JUN2012)   Ter 22 Maio 2012, 18:33

Estive hoje na consulta e a minha operação está para breve, pelo que provavelmente não vou poder estar presente pelo menos desta vez Wink

No entanto fui ver e relativamente à inscrevermos no clube, só o podemos fazer após conclusão de uma das provas

"
"How do I become a member of the Iron Butt Association?"

The Iron Butt Association is not your typical "club". We are more a state of mind. We do not have monthly dues, a newsletter, or even a membership card. In fact, the closest thing we have to a membership card is our "World's Toughest Riders" license plate back. On that note, to become a part of the Iron Butt Association, you must complete at least a Bun Burner 1500 (1,500 miles in 36 hours) or the SaddleSore 1000 (1,000 miles in 24 hours). The rules for these rides can be found under the "Rides & Rules" section of this web site.

Completion of a Bun Burner or SaddleSore gets you a certificate of accomplishment, an IBA pin and IBA plate back as well as a listing on our web site as an Iron Butter at www.saddlesore.com/ssbbfin.htm

We do maintain an e-mail news list. We do mail whenever there is news - sometimes that is once a week, sometimes once every few months. To get on the news list, send an e-mail to: kneebone@ironbutt.com and a short note that you want to subscribe to the Iron Butt News"

Cobra

MensagemAssunto: Re: Cu de Ferro Ibérico à Padeiro (??JUN2012)   Qui 24 Maio 2012, 07:32

Obrigado Joaquim...

Então vamos mesmo ter de fazer o SaddleSore1000 primeiro para fazer o registo Smile

Rik, a saída às 15h de Sábado vai fazer com se faça o nascer-do-Sol já no final do percurso com muitas horas acumuladas, que a meu ver não é fácil.
Depois, da minha parte a chegar ao inicio da tarde de Domingo, será para "aterrar" na cama e só acordar Segunda de manhã.

É verdade que sair na noite de sexta-feira, serão mais horas em "branco", mas fazemos o troço de noite logo pela fresca e o resto de dia.
Depois é chegar a casa e dormir normalmente a noite de Sábado, sobrando ainda o dia Domingo como fim-de-semana.

Recordo que dia 13 (quarta-feira anterior) é feriado municipal em Lisboa, o que pode servir para colocar as horas de sono em "dia" antes da grande aventura de sexta-feira.

Mas pronunciem-se os interessados.

Seja como for, acho que se pode formalizar o evento para o fim-de-semana de 16/17 de Junho.

Claro está sujeito às condições do tempo deste fim-de-semana, é imprescindível fazer esta "maluqueira" com tempo adequado.

Vamos lá meter os nossos nomes nessa "Bunda de Ferro"...

Cumps!

MensagemAssunto: Re: Cu de Ferro Ibérico à Padeiro (??JUN2012)   Qui 24 Maio 2012, 10:31

Boas Daniel

Bem, só mesmo para confirmar, sendo o fim de semana de 16/17 de Junho, a realização do evento será de 15 (sexta feira) à noite terminando a 16 (Sábado à noite) fazendo assim as 24h...

Em relação à minha confirmação, só mesmo em cima do acontecimento, visto este evento será sem almoços marcados, só terá mesmo a obrigação da hora de partida.

Vou fazer os possiveis para participar.

Abraço
ruimbarradas
Padeiro-Mor

MensagemAssunto: Re: Cu de Ferro Ibérico à Padeiro (??JUN2012)   Qui 24 Maio 2012, 19:30

Pois,

Efectivamente julgo que a saída ao início da tarde poderá ser mais penosa.
A experiência dos passeios nocturnos diz-me que o "pior" da viagem é precisamente a noite, quando o sono mais ataca. Ora, saindo ao início da tarde, vamos entrar na noite já com uns bons kms no lombo, o que pode tornar-se mais custoso e perigoso.

Pelo contrário, se fizermos o passeio saindo de Lisboa à noite, quando amanhecer levamos apenas uma 8 ou 9 horas de condução em cima, e nessa altura, pelo raiar do sol, parece que rejuvenescemos, fazendo o resto (cerca de 2/3) da viagem já à luz do dia.
Este foi um dos motivos que, aquando das primeiras conversas sobre esta viagem, me levou a propor sairmos de Lisboa depois do jantar. Além que, chegando a Lisboa à hora do jantar de Sábado, podemos jantar com a familia e os amigos e de seguida irmos directos para o "choco", podendo dormir toda a noite e aproveitar ainda o dia de Domingo.

Ricardo, esperamos que possas estar presente neste passeio. Olha que isto não se faz todos os dias! Wink

http://comandopadeiros.livreforum.com
BullSpirit

MensagemAssunto: Re: Cu de Ferro Ibérico à Padeiro (??JUN2012)   Qui 24 Maio 2012, 20:02

Atenção que se até lá a operação não sair, eu estarei PRESENTE Twisted Evil

Como já alguem disse e fica bem como uma luva a um Padeiro...

"Quando o caminho se torna duro, só os duros se fazem ao caminho"
Cobra

MensagemAssunto: Re: Cu de Ferro Ibérico à Padeiro (??JUN2012)   Sex 25 Maio 2012, 07:37

Passeio formalizado Wink

http://www.comandopadeiros.org/t1531-iron-butt-cu-de-ferro-iberico-a-padeiro-15-16jun2012#19764

Cumps!

MensagemAssunto: Re: Cu de Ferro Ibérico à Padeiro (??JUN2012)   

Cu de Ferro Ibérico à Padeiro (??JUN2012)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Iron Butt (Cu de Ferro) Ibérico à Padeiro...
» IRON BUT ibérico - A insanidade de ser um Cú de Ferro, percorrendo 1600kms em 24h
» vendo roda de ferro da eco sport com pneu 195/55/15
» Roda Ferro ECO 15'- Qual você prefere ?!?!?!
» Rodas de ferro 15 ecosport

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Comando Padeiros - Mototurismo em Horários de Padeiro :: COMUNIDADE :: Mototurismo :: Planeamento de Passeios (Debate de Ideias)-
Ir para: