InícioGaleriaRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Mérida... O que ficou por ver...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Cobra

MensagemAssunto: Mérida... O que ficou por ver...   Qui 26 Ago 2010, 21:46

Ainda no final do ano passado os Padeiros lá estiveram, na mítica marca dos 700kms num só dia (entretanto já passada na Padeirada nos Picos), mas nessa altura, por uma conjugação de horários desfavorável (é que por lá é mais 1h no fuso, e os meninos têm por hábito dormir a sesta das 14h às 16h) não pudemos fazer mais do que passear pela cidade. Na altura, ficámos com profunda pena em não poder sequer vislumbrar as ruínas do teatro.

Pois bem, fui lá recentemente, e digo-vos sinceramente, que lá fomos e não vimos nada. A cidade está repleta de história e de uma forma preservada e cuidada como nunca vi.

Com calma pude visitar os diversos pontos de vestígios históricos distribuídos pela cidade, que estão sobretudo, perfeitamente enquadrados e inseridos no tecido urbanístico.

Devo dizer, que mesmo assim, não consegui ver tudo, ficando por ver, o Circo Romano e a Basílica de Santa Eulália.

Vim de lá maravilhado. Sou um grande apreciador desta época histórica, e poder andar numa cidade moderna onde estes achadas são estudados, preservados e totalmente integrados na "paisagem", dá-me grande satisfação.

Deixo aqui alguns apontamentos fotográficos, para que se vá pensando numa segunda reedição do passeio pela Extremadura. Sendo que já se provou que os 280 e poucos kms para lá (e outro tanto para cá) são perfeitamente exequíveis, num só dia.

Ah... E para o rancho, já tenho por lá também uma boa dica (do tipo petisco), em conta e que deve satisfazer os mais exigentes.

Museu, com uma arquitectura totalmente coerente com o ambiente urbano e histórico.

Arco de Travejo, esta seria a entrada da cidade imperial

Templo de Diana, onde todo o espaço envolvente está a ser recuperado (custa-me dizer, mas mete o nosso a um canto...)

Pórtico do Fórum, local sagrado dos mais importantes da cidade imperial, no pórtico encontram-se as imagens de neptuno e medusa.

Ruínas da Casa de Mitreo, casa romana importante dedicada ao culto de Mitra

Jardim com cisterna

Dormitórios subterrâneos

Panorâmica das ruínas

Anfiteatro, onde se realizavam os jogos romanos, com lutas de gladiadores e feras

Entrada

Daqui avista-se o fosso

Numa das entradas

Columbários, trata-se da zona funerária, onde são explicado em detalhe todos os rituais conhecidos e executados

Acesso

Mausoléus

Uma das várias égides

O cuidado é tanto, que se deram ao trabalho de recolher as espécies arborícolas da época, plantando-as e documentando-as um pouco por todo o lado
Aqui a Adelfa (Nerium Oleander), uma planta extremamente tóxica, cujo as folhas, ramos e sementes se sabem ser venenosos (capazes de matar uma criança).
Sabe-se que o romanos a utilizavam em cosméticos, e supõe-se também que com as suas raízes fariam um composto narcotóxico.

O teatro romano, para mim, do que me foi dado a ver, a jóia da coroa.

Panorâmica.

Finalmente, a Alcabaza, fortaleza de origem Árabe que subsistiu pelos anos.

No seu interior, uma magnífica cisterna

Panorâmica.

Das muralha da Alcabaza, é ainda possível ver a ponte romana da vila.

São precisos mais argumentos?...

Cumps!

MensagemAssunto: Re: Mérida... O que ficou por ver...   Qui 26 Ago 2010, 22:02

Fotos fantásticas...

Ñ tive oportunidade de ir nesse passio, mas estas imagens valem bem os km's até lá.

Obrigado pela partilha.

Abraço
krizz

MensagemAssunto: Re: Mérida... O que ficou por ver...   Sex 27 Ago 2010, 08:18

Espetáculo!!

Gostei muito de ver as fotos.

Fica a ideia para um fim de semana (sim, porque cá de cima é um bocadinho mais longe What a Face )
Bento

MensagemAssunto: Re: Mérida... O que ficou por ver...   Sex 27 Ago 2010, 14:04

Penso que para se voltar a fazer em 1 dia fica de novo apertado e acaba-se por não se ver nada na mesma. Penso que a ir seria sempre 1 fim de semana.

A mim parece-me MUITO bem. Adorei as fotos.
André Lino

MensagemAssunto: Re: Mérida... O que ficou por ver...   Sex 27 Ago 2010, 16:17

Bento escreveu:
Penso que para se voltar a fazer em 1 dia fica de novo apertado e acaba-se por não se ver nada na mesma. Penso que a ir seria sempre 1 fim de semana.

Cool Concordo!

Quanto às fotos...estão maravilhásticas!

A Adelfa (planta tóxica) também deveria servir para fazer um composto venenoso e homicida... Twisted Evil Twisted Evil

Cumps.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Mérida... O que ficou por ver...   

Mérida... O que ficou por ver...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» embreagem nao engata, ficou bem macia, e nao patinava
» Farol Direito da ML350 ficou Rosa
» Marcador de temperatura ficou maluco
» YES 125 RESSUSCITADA QUE FICOU PARADA POR MAIS DE 1 ANO
» Pintura do Teto ficou fosca.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Comando Padeiros - Mototurismo em Horários de Padeiro :: COMUNIDADE :: Mototurismo :: Outros Assuntos-
Ir para: